terça-feira, 25 de outubro de 2011

Juventude, “Vinde ver” (Jo 4, 29)

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano traz o tema “Juventude e Protagonismo Feminino”, o lema ”Jovens mulheres tecendo relações de vida” e busca inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo 4, 1-42). A proposta é refletir sobre o protagonismo das mulheres e sua contribuição para a construção da Civilização do Amor.

A missão de Jesus, em seu tempo, tem início na Galiléia e seu desfecho em Jerusalém. Na passagem bíblica proposta para o DNJ deste ano, Jesus faz o Caminho inverso. Ele volta atrás e resgata os que foram divididos por este Caminho. Nas palavras da samaritana ela diz: “Sei que vem um Messias (que se chama Cristo)”.  A samaritana vem ao poço ao meio-dia (hora sexta), ela está sozinha e vem pegar água. É por volta da mesma hora em que Jesus em sua cruz pede água e recebe vinagre (Jo 19, 28).

Aquela mulher era solteira, pois disse não ter marido, mas o povo da Samaria adorava cinco deuses – dai vem os cinco maridos. Neste instante ela ainda é solteira, porque não reconheceu Jesus como Deus e sim como um profeta. Nisso vem as palavras de Jesus: “Falaste bem: ‘Não tenho marido’, pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade”. Aqui o “matrimônio” dela com Deus ainda não havia acontecido.

Agora pare para pensar um pouco, olhe para o seu passado, vislumbre o seu presente e o seu futuro. Se você perceber a ausência incômoda  de alguma coisa que falta para te completar como ser humano, irá descobrir que é sede, algo semelhante a um poço vazio dentro de nós. A isso podemos dar o nome de sede de Deus, sede de água viva. Ele está ai esperando para jorrar esta água. Peça e este seu poço nunca mais ficará seco e quanto mais você distribuir desta água, mais água você terá. A isso chamamos Graça de Deus.

Esta conversão atinge a mulher de tal forma que ela vai e leva a Boa Nova (água viva) aos seus, que crêem e é ela mesma que os apresenta a Jesus. É a força da Palavra de Jesus que inunda os seus ouvintes de Sicar e eles o reconhecem como o salvador do mundo. Temos que conhecê-lo como Ele é e não pode ser apenas porque o padre disse. Neste texto a mulher apresenta Jesus ao povo e depois o próprio povo diz: “Já não é por causa do que tu falaste que cremos.”. Deus é Amor de graça e misericórdia infinita.

Nesta passagem de João, entre outras, Jesus nos mostra um verdadeiro resgate ao real papel da mulher na história da humanidade e toda a sua importância. Que Deus abençoe todas as mulheres e que Ele venha em nosso auxílio para que, a exemplo da Samaritana e de tantas mulheres que constroem com seu testemunho e suas vidas a Civilização do Amor, nos empenhemos na defesa da vida e celebremos com muito amor este dia dedicado as Juventudes.


(fonte: Padre Jéferson Batista da Cruz - Assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude, Diocese de Maringá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário